Itanhaém Comercial, seu Guia de Produtos e Serviços: Profissionais do SAMU recebem curso do Programa Cidade em Defesa da Vida

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Últimas do Blog

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Profissionais do SAMU recebem curso do Programa Cidade em Defesa da Vida

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em parceria com o Hospital Sírio Libanês (HSL), irá implantar a partir desta segunda-feira (14) no Município, o Programa Cidade em Defesa da Vida. Serão treinados 34 profissionais do SAMU-192, entre médicos, motoristas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Os cursos serão realizados entre os dias 14 e 16, no Hotel Fazenda, Estação Ambiental São Camilo.

Nos dias 14 e 15 o curso ministrado será sobre Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS), onde participarão médicos e enfermeiros, totalizando 22 profissionais. Na segunda-feira (14) o curso irá iniciar às 8 horas, os temas a serem explanados serão sobre Identificação de arritmias, ministrado pela enfermeira Mildred Costa, logo após o médico anestesista do HSL irá passar um vídeo explicativo sobre avaliação primária do Suporte Básico de Vida (BLS) e Avaliação Secundária do ACLS. Também serão dadas palestras sobre Estações de Habilidades e Estações práticas.

Já no dia 15 os temas a serem abordados serão sobre a Síndrome Coronariana Aguda, ministrado pelo médico André Marques, sobre Acidente Vascular Cerebral, pela médica Paula Altimari. Também serão explanados os temas sobre Estação prática ‘FV/TV’ (Fibrilação Ventricular/ Taquicardia Ventricular), depois haverá uma avaliação por escrita e uma avaliação megacode e para encerrar terá uma prova comentada. O curso tem durabilidade de 20 horas.

No dia 16 para o curso de Suporte Básico de Vida, serão treinados 12 profissionais entre motoristas e auxiliares de enfermagem. Será um curso prático com durabilidade de 8 horas, os temas que serão dados serão sobre desobstrução de via aérea, Ressucitação Cardio Pulmonar (RCP) e Disfibrilador Externo Automático (DEA) para bebê, crianças e adultos.

Itanhaém é um dos cinco municípios do Brasil a receber dois programas do Ministério da Saúde, operados pelo Hospital Sírio Libanês, para a capacitação de leigos e profissionais para socorro às vítimas de Parada Cardiorrespiratória Súbita (PCS). O programa ‘A Cidade em Defesa da Vida’ visa capacitar 25% da população de cada município na prestação dos primeiros socorros, enquanto o programa ‘Capacitação em Suporte à Vida’ vai ampliar a capacitação de profissionais da área de saúde. A implantação do programa terá um investimento de R$ 6,2 milhões entre infra-estrutura, equipamentos e material de consumo. Todos os recursos serão provenientes do Hospital Sírio-Libanês.

Inicialmente estarão sendo treinados profissionais de saúde e professores da rede pública de ensino, que serão os multiplicadores dos cursos. A meta é treinar alunos entre 13 e 16 anos para que eles repassem o aprendizado aos pais e familiares. As demais cidades escolhidas foram Apucarana, no Paraná, Camaçari, na Bahia, Maringá e São Carlos, ambas do estado de São Paulo.

PROGRAMA - O programa ‘A Cidade em Defesa da Vida’ é uma das 19 iniciativas da área de Filantropia do Hospital Sírio-Libanês, que estão sendo implantadas em parceria com o Ministério da Saúde, para promover o desenvolvimento do Serviço Único de Saúde (SUS).

Fonte: Departamento de Comunicação Social PMI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...