Reabilitação de animais silvestres, viveiros e educação ambiental. Estes são alguns dos atrativos que os visitantes poderão conferir no Parque Ecológico Ernesto Zwarg, conforme anunciado durante a apresentação do projeto realizada no sábado (11).
A ideia da criação do Parque Ecológico em Itanhaém partiu do próprio Prefeito João Carlos Forssell, visando aproveitar o espaço existente no bosque localizado na CMTECE (Centro Municipal Tecnológico de Educação, Cultura e Esportes).
O local contará com corujas, tucanos, papagaios, araras, jabutis, tartarugas, sagüis, pássaros silvestres, marrecos, cisnes e cotias. Alguns animais ficarão no parque até se recuperarem, já que muitos serão provenientes de atropelamentos e tráfico, mas os que já estiverem aptos para voltar à natureza serão soltos. A extensão total do bosque é de 12 mil metros quadrados.
Segundo Analuisa Antezana, arquiteta responsável pelo projeto, a intenção do parque é ajudar na reabilitação de animais e oferecer aos visitantes educação ambiental e atividades educacionais. “Queremos mostrar a importância da preservação do meio ambiente. Por exemplo, quando alguém joga goma de mascar no chão, principalmente as que têm gosto de frutas podem matar um passarinho, pois o animal come pensando que é alimento e acaba grudando-o no bico e morre porque não consegue tirar”, esclarece.
O local também terá educação ambiental voltada aos portadores de necessidades especiais, como o projeto Trilha das Pegadas onde será impressa em placas de cimento patas dos animais para que os visitantes possam apalpar e identificar como é o pé de cada bicho. Além disso, também será feito o Bosque dos Sentidos onde os munícipes e turistas plantarão mudas e os deficientes visuais poderão cheirar e conhecer as plantas, aprendendo a distingui-las pelo olfato.
O parque terá o Museu Biológico, onde os visitantes verão animais empalhados, podendo inclusive tocá-los. Haverá ainda o Espaço do Lixo, cujo objetivo é mostrar a importância da reciclagem e da reutilização de plástico, vidro e outros materiais reaproveitáveis.
INSTITUTO – Na ocasião, foram apresentadas as obras para o Instituto, que leva o nome do ambientalista itanhaense Ernesto Zwarg. O local, que também ficará no CMTECE terá biblioteca e sala de reuniões. Haverá também objetos pessoais do homenageado.
Segundo o Prefeito, o início das obras para a construção do Parque e do Instituto está previsto para o final do ano.
Fonte: Site Prefeitura Itanhaém
Nenhum comentário:
Postar um comentário