Itanhaém Comercial, seu Guia de Produtos e Serviços: II Festival Gastronômico inicia dia 8 de novembro

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quarta-feira, 27 de outubro de 2010

II Festival Gastronômico inicia dia 8 de novembro

Os melhores estabelecimentos e pratos da culinária da Região serão oferecidos aos turistas e munícipes no II Festival Gastronômico de Itanhaém - Show de Sabor 2010. O evento terá início no próximo dia 8 de novembro, com a realização de um coquetel de abertura.

O Festival tem como principais objetivos fomentar a atividade gastronômica da cidade; incrementar a venda; incentivar o hábito de frequentar restaurantes, bares e similares; e fortalecer a posição do Departamento de Turismo como promotor do desenvolvimento do setor.

O evento encerrará no dia 8 de dezembro, quando será escolhido o prato vencedor. Os clientes poderão dar notas aos estabelecimentos participantes, sendo avaliados desde o atendimento do local ao sabor do prato. Estarão à disposição em todos os comércios inscritos fichas de avaliação e urnas para serem depositadas as notas.

O II Festival Gastronômico de Itanhaém - Show de Sabor 2010 é uma realização da Prefeitura de Itanhaem e conta com o apoio da Associação Comercial, Agrícola e Industrial (ACAI) de Itanhaém; Costa da Mata Atlântica; Ministério da Cultura; Santos e Região Convention Visitors & Bureau; e ONG Cultura Ativa.

PRIMEIRA EDIÇÃO – O I Festival Gastronômico de Itanhaém foi divulgado nos principais veículos de comunicação do Estado e elogiado pelo público participante. Foi realizado entre os dias 5 de setembro e 5 de outubro de 2008 e conseguiu fortalecer a imagem do Município como roteiro gastronômico e atrair num período considerado de baixa temporada turistas de diversas regiões do País.

Passaram pelas 15 casas participantes - entre restaurantes, quiosques e docerias – turistas de diversos estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Santa Catarina. A maior parte dos clientes que experimentaram as especialidades de cada estabelecimento veio de cidades do Grande ABC e do interior paulista. E praticamente 30% eram da Capital.

Nas urnas instaladas nos estabelecimentos, os clientes registraram a sua opinião em fichas de avaliação que continham três itens: apresentação do estabelecimento; apresentação do prato (estética) e sabor (paladar). Em nenhum deles, num universo de mais de 300 fichas de avaliação preenchidas, foram assinaladas as opções ‘ruim’ e ‘péssimo’. As avaliações ficaram concentradas em ‘muito bom’ (65%), seguida por ‘bom’ com 30%. A opção regular foi escolhida por 5% dos clientes.

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