Itanhaém Comercial, seu Guia de Produtos e Serviços: Procon dá dicas sobre compra do material escolar

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Últimas do Blog

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Procon dá dicas sobre compra do material escolar

O ano letivo já está para começar e muitos pais, após a matrícula dos filhos, recebem a lista de material escolar. Para muitos, a procura pelos itens traz muita dor de cabeça. Para isso, o Procon Municipal de Itanhaém, com base nos dados da Fundação Procon - São Paulo, dá algumas dicas para que esta época deixe de ser um tomento para os pais.

Em primeiro lugar é preciso ter em mente o que pode ou não ser pedido na lista. De acordo com o órgão de proteção e defesa do consumidor, a escola não pode solicitar a compra de materiais coletivos, como material de higiene e limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz ou telefone.

A compra de livros e apostilas não pode ser feita exclusivamente na escola. Os pais podem, e devem, pesquisar preços em livrarias e papelarias para avaliar qual o local que oferece o menor preço. Segundo a coordenadora do Procon de Itanhaém, Ieda Gonzaga Dias, exigir que o material escolar seja comprado no próprio estabelecimento é uma prática abusiva. “É obrigação da escola fornecer as listas de material escolar aos alunos, para que os pais ou responsáveis possam pesquisar preços e escolher o local em que irão adquirir os produtos”, enfatiza.

Quanto aos uniformes, os responsáveis pelos alunos devem verificar se existe a obrigatoriedade na escola. Somente se esta possuir uma marca devidamente registrada poderá estabelecer que a compra seja feita na própria escola ou em outros estabelecimentos pré-determinados.

A Lei 8.907/94 estabelece que a escola deve adotar critérios para a escolha do uniforme levando em conta a situação econômica do estudante e de sua família, bem como as condições de clima da cidade em que a escola funciona.

IDA ÀS COMPRAS – Antes de ir às compras, os pais devem avaliar o que sobrou do material do ano anterior e ver o que poderá ser reaproveitado. Lápis, borracha, apontador e tesoura são alguns dos itens que geralmente ainda podem ser utilizados. Promover e participar da troca de livros didáticos com pais que possuem filhos em idade escolar também é viável.

Os pais também devem pesquisar bem os preços antes de comprar o material para os filhos. Reunir-se com outros pais para uma compra coletiva pode garantir economia, pois alguns estabelecimentos concedem bons descontos para compras em grandes quantidades. O Procon alerta ainda que as aquisições devem ser feitas em lojas, depósitos, papelarias, lojas virtuais e de departamentos e não em bancas de ambulantes ou camelôs, pois estes não têm nota fiscal, o que poderá dificultar a troca dos produtos com defeito, além de os produtos não possuírem certificação do órgão responsável.

QUALIDADE – Todo produto deve apresentar informações adequadas, claras, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, prazo de validade e preço, bem como os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. Os importados devem seguir as mesmas recomendações dos nacionais e as informações devem estar em língua portuguesa.

É bom os pais ficarem atentos quanto à troca dos produtos. O prazo para reclamar de produtos não-duráveis que apresentem algum tipo de problema é de trinta dias. Para produtos duráveis o prazo é maior: 90 dias. Nas compras realizadas pela internet, telefone ou catálogo, o consumidor tem o prazo de sete dias para se arrepender. O prazo começa a ser contado do recebimento do produto ou da data da assinatura do contrato. Vale ressaltar que o cancelamento da compra deve ser feito sempre por escrito e os valores eventualmente pagos devem ser devolvidos com correção monetária.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...