Itanhaém Comercial, seu Guia de Produtos e Serviços: Está tudo pronto para uma das tradicionais celebrações de Itanhaém, a Festa do Divino

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Titulo da Imagem

Descrição da imagem

Titulo da Imagem Titulo da Imagem

Últimas do Blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Está tudo pronto para uma das tradicionais celebrações de Itanhaém, a Festa do Divino


A celebração relembra o momento em que a rainha Isabel “abdicou” da coroa portuguesa em favor do Divino Espírito Santo
A Festa do Divino Espírito Santo, conhecida como uma das mais antigas e tradicionais manifestações religiosas de Itanhaém, prepara as festividades que acontecem de 19 de maio a 3 de junho. Curiosos e devotos vêm de outras cidades só para prestigiar o festejo que leva uma programação repleta de rituais e costumes.

O festejo foi trazido pelos colonizadores que se instalaram na Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. A celebração relembra o momento em que a rainha Isabel “abdicou” da coroa portuguesa em favor do Divino Espírito Santo. No município, a tradição é revivida há mais de 300 anos.
O evento chega a atrair milhares de pessoas ao Centro Histórico para celebrar rituais como, Noite da Soca, Alvorada Festiva, Abertura do Império, Missa Solene, Encerramento do Setenário, Procissão do Divino Espírito Santo e outros.
A festa traz na bagagem, fiéis como dona Therezinha de Jesus Gatto, 70 anos, uma das organizadoras mais antigas de Itanhaém. A história com o festejo veio ainda jovem, aos 11 anos. Sua primeira participação foi em 1941, ao receber o convite para se tornar Imperatriz.
A relação de amor com festa cresceu e contagiou Therezinha que não parou mais. A religiosa virou referencia para os jovens que seguem seus passos no festejo. Ela resume sua paixão pela data com apenas uma frase: “Sempre vou servir. Faço questão ficar em Itanhaém só para ajudar com a festa”, conta.
Filha de pais religiosos, migrados de Iguape, a devota marca a data como um dia sagrado no calendário e faz questão de mandar uma mensagem. “Procuro registrar todos os momentos. Para este ano, já estou ajudando a montar o império na igreja”, conta emocionada com a chegada do evento.
Rituais e costumes:
NOITE DA SOCA – (19 e 26 de maio) Acontece em dois finais de semana e reúne famílias, amigos e religiosos para na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. Durante a noite e a madrugada, os fiéis participam da tradicional soca de arroz para o preparo do cuscuz, distribuído pela manhã com café.
ALVORADA FESTIVA – (20 e 27 de maio) É a procissão das Bandeiras do Divino Espírito Santo que percorrem as principais ruas do Centro. Sempre ao lado da tradicional banda musical que executa a música do Divino. Ao término da procissão, os fiéis recebem café e cuscuz de arroz.
ERGUIDA DO MASTRO – (20 de maio) Sete dias antes da Festa de Pentecostes, é o momento da Erguida do Mastro, ao meio-dia do Domingo da Ascensão, liderada pela figura do Capitão do Mastro.
ABERTURA DO IMPÉRIO – (26 de maio) As festividades continuam com a Abertura do Império, ao meio-dia do sábado (26), na presença do Imperador e Imperatriz. No domingo (27) de Pentecostes acontece a Missa Solene e a procissão principal pelas ruas da Cidade, além do sorteio e a troca dos festeiros.
Esse ano, já está definido o trio imperial. A Imperatriz será representada por Verônica Simões Dias Diniz, o Imperador será Adalberto Bazílio Costa Júnior e o Capitão do Mastro, Leonardo Assunção Costa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...