A Festa do Divino Espírito Santo inicia suas festividades neste sábado (19), às 21 horas, com a apresentação da Banda Marcial de Itanhaém. Já no domingo (20) o festejo ficará por conta do grupo Samba da Pedra que sobe ao palco às 20 horas. Logo em seguida, um dos grupos vocais mais queridos e conceituados da nossa música popular, os Demônios da Garoa cantarão seus maiores sucessos a partir das 21 horas, no Centro Histórico.
O evento chega a atrair milhares de pessoas ao Centro Histórico para celebrar os costumes. E ainda, curiosos e devotos vão poder prestigiar durante este final de semana: Noite da Soca, Alvorada Festiva, Erguida do Mastro entre outros rituais que integram a programação.
A Noite da Soca acontecerá neste sábado (19), a partir das 20 horas. Famílias, amigos e religiosos se reúnem na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo (20) para participar da tradicional soca de arroz para o preparo do cuscuz, distribuído pela manhã com café.
Alvorada Festiva será realizada no domingo (20), às 5 horas, momento em que a procissão das Bandeiras do Divino Espírito Santo percorre as principais ruas do Centro. Sempre ao lado da tradicional banda musical que executa a música do Divino. Ao término da procissão, os fiéis receberão café e cuscuz de arroz.
Sete dias antes da Festa de Pentecostes, acontece a Erguida do Mastro, celebrada às 12 horas, no Domingo da Ascensão, este ano no dia 20 de maio, liderada pela figura do Capitão do Mastro.
A FESTA - O festejo foi trazido pelos colonizadores que se instalaram na Vila Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. A celebração relembra a ocasião em que a rainha Isabel “abdicou” da coroa portuguesa em favor do Divino Espírito Santo. No município, a tradição é revivida há mais de 300 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário