O projeto ‘Teia de Valores’, desenvolvido desde o ano passado nas escolas municipais, visa despertar nos alunos um olhar mais crítico e reflexivo sobre os valores que permeiam as relações humanas dentro do ambiente escolar. Frente ao resultado alcançado durante os meses, o projeto avança e dá continuidade às atividades com um circuito de palestras ministradas pela idealizadora das ações nas unidades, Daila Stefania Dualattka Fernandes.
A primeira unidade a receber a palestra ‘Teia de Valores Promovendo a Cultura da Paz’, foi a E.M. Noêmia Salles Padovan, que usou o encontro para tirar dúvidas e orientar os alunos sobre a importância de respeitar uns aos outros, tanto dentro da escola como na sociedade em geral. Na ocasião, a psicóloga do Programa Tempo Todo, Janaina Rabelo, foi convidada a dar uma palestra a respeito do assunto.
“Com o encontro, eles abraçaram a causa. Senti que os alunos estão mais calmos e tolerantes uns aos outros”, ressalta a coordenadora educacional, Denise da Silva Souza. Itinerante, o encontro trabalhará a questão da promulgação de valores como a não violência, paz no ambiente escolar, respeito às diferenças, educação, prevenção ao uso das drogas e a valorização da vida.
“A palestra serve como um incentivo a mais dentro do projeto, pois busca uma conscientização de nossas ações frente ao outro, a família e o planeta. É a busca de um olhar mais humanitário, onde rejeita-se a violência e promove uma convivência saudável dentro e fora do ambiente escolar", ressalta Daila.
Durante o semestre, a unidade desenvolve atividades recreativas de caráter educativo, com teatros, palestras, música, mural da paz com poemas, cartazes e participação de professores e funcionários.
O circuito atenderá as unidades escolares que trabalham o projeto em sala de aula. “O encontro será realizado nas escolas que desenvolvem o ‘Teia de Valores’ com o intuito de enfatizar o trabalho dos orientadores educacionais para a Cultura da Paz”, conclui Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário