A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (20) que "quer um pibão grandão" para 2013. Hoje, o BC (Banco Central) fez novo corte na sua projeção para o resultado deste ano.
A previsão agora é a que a economia brasileira cresça apenas 1% em 2012, ante previsão de 1,6% há três meses atrás. A informação consta no relatório trimestral de inflação do BC, divulgado nesta quinta-feira (20).
A breve fala da presidente foi ao final da cerimônia de lançamento de investimentos em aeroportos. Questionada sobre o índice para o próximo ano, Dilma não quis arriscar e só respondeu que "quer um pibão grandão".
De acordo com dados do Banco Central, a piora do resultado se deve ao desempenho mais fraco dos investimentos, da indústria (principalmente construção civil e setor extrativo) e do setor de serviços. Também pioraram as projeções para o aumento das exportações e do consumo das famílias e do governo.
A única melhora foi na expectativa para o desempenho do setor agropecuário, que deve registrar retração menor do que projetada inicialmente. A fraca demanda doméstica também diminuiu a previsão de aumento das importações.
Desde a última edição do relatório, a autoridade monetária passou a projetar o desempenho do PIB para os 12 meses à frente em relação ao último dado oficial divulgado pelo IBGE. Na divulgação de hoje, o BC estima expansão de 3,3% da economia entre setembro deste ano e setembro de 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário